Restaurando o fervor espiritual

Nesta 31ª conferência, estamos estudando nas Escrituras o tema “Vivifica-nos! e invocaremos o teu nome”.

Quando olhamos para a situação da igreja brasileira, vemos que muitas congregações perderam o fervor espiritual, caindo em liberalismo, sincretismo e outros males. Precisamos nos achegar a Cristo e ter comunhão íntima com ele para recebermos um sopro dos céus que irá acender o santo fogo da apatia espiritual.

Aprenda mais com a mensagem de Hernandes Dias Lopes.

Resumo

Apocalipse 1.9-13; 3.14-22

Durante terríveis perseguições, quando o apóstolo João fora exilado e todas as portas, fechadas, Deus lhe abriu a porta do céu e ele viu o Cristo triunfante, aquela que esteve morto, mas vive pelos séculos dos séculos. João vê Cristo andando no meio das igrejas consolando, exortando, corrigindo-as. Cristo repetidamente diz “eu conheço” para cinco das sete igrejas. Cristo conhece sua igreja e não se deixa ludibriar pelo verniz das emoções. Ele conhece as dores de sua igreja e também os erros.

Há duas igrejas em Apocalipse que Cristo só elogia e não censura. Uma delas é a igreja de Filadélfia, que era fraca, mas guardou a palavra e não negou o nome do Senhor. Isso nos mostra que o importante não é ser forte na terra, mas fiel ao Deus todo poderoso. A outra igreja era a pobre igreja de Esmirna. Nós pensamos que uma igreja rica é aquela que tem um templo suntuoso, com muitos membros e um culto performático, contudo para a pobre igreja da Ásia, Cristo diz “tu és rica”. Porém, para a “rica” e “autossuficiente” igreja de Laodiceia, Cristo a chama de pobre e cega.

As palavras de Cristo para as igrejas, mostra que o papel da igreja não é ser popular, mas ser fiel. Mostra que ela não pode divorciar o que Deus uniu: teologia e ética, doutrina e vida. Mostra que o importante não é o que pensamos a nosso respeito, nem o que as outras pessoas dizem, mas o que Jesus diz.

A igreja que provocou náuseas de Jesus não recebeu nenhuma censura doutrinaria. Ele nada diz sobre falsos mestres, nicolaítas, Jezabel. Ele também não diz nada sobre problemas morais. Ela não era uma igreja pobre, mas rica. Ela não era uma igreja perseguida, mas em paz. Mesmo assim, causava náusea ao Filho de Deus. O que então Jesus viu na igreja de Laodiceia de errado? Falta de fervor espiritual, zelo pelas coisas de Deus, falta de fogo no coração.

O problema da igreja de Laodiceia que Cristo fala não era doutrinário nem ético, não era fraqueza ou perseguição. O problema era falta de fervor espiritual. Sua igreja pode ser ortodoxa, ética, mas provocar náusea ao Filho de Deus.

Só o Espírito de Deus pode produzir fervor espiritual. Só ele pode curar a falta de quebrantamento, choro pelo pecado, fome por Deus, sede pela Palavra, oração. Como o secularismo tem invadido as nossas igrejas! Se não queremos colher os frutos amargos de um secularismo e uma apatia espiritual, precisamos de um avivamento.

O Cabeça da Igreja se apresenta para igreja de Laodiceia como um mercador dando conselhos de produtos essenciais e gratuitos. Ele enfatiza que a igreja deve procurar dele e não de outros. Não precisamos procurar no misticismo, no pragmatismo, no secularismo a solução para nossas igrejas, mas em Cristo!

Olhe para a Europa na qual aconteceu a reforma, o movimento puritano, morávio e pietista. Hoje é um continente pós-cristão. Ela não é mais o país de Lloyd-Jones e Charles Spurgeon, mas de Richard Dawkins. Sabe por que as igrejas estão morrendo na Europa , pois não estão ouvindo o que o Espírito diz à igreja.

Olhe para o Brasil, onde já temos sinais de denominações inteiras se rendendo ao liberalismo, onde temos mega-templos lotados nos quais não se prega o evangelho. Se Deus não tiver misericórdia, a igreja brasileira legará aos seus filhos uma igreja morta e apática. Nós precisamos do sopro dos céus para ascender o fogo santo.

Assista às outras reprises

Tenha acesso a todas as outras mensagens da Conferência Fiel Pastores e Líderes 2015.

Clique aqui e assista às outras mensagens

12118833_10153786044984406_4614902219285761952_nLeve as mensagens da Conferência Fiel 2015 em DVD!

Coleção completa Conferência Fiel 2015 – BOX C/ 10 DVDs.

» IMPORTANTE: ENTREGAS A PARTIR DO DIA 15/10/2015.

Clique aqui para conhecer o DVD

Por: Hernandes Dias Lopes. © 2015 Ministério Fiel. Original: Restaurando o fervor espiritual.