Mulher, por que choras?

Ovelha, estamos no final de mais um ano e todas estamos com as forças extenuadas nesta época em que muitas atividades são finalizadas e os prazos são apertados e cobrados. Temos inúmeras comemorações e encontros extraordinários, o que acaba espremendo ainda mais o nosso já limitado tempo.

Esta semana, soube de alguém que realmente estava esgotada, ela não conseguia parar de chorar enquanto me falava de todo o esforço para realizar sua agenda dentro das datas previstas, mas, além disso, ela está realmente passando por um período de significativa dor na alma.

Após dez longos anos de relacionamento afetivo, ela finalmente se casou, e sabe o que precede um casamento sonhado, não sabe? Muitas decisões importantes, como, por exemplo, encontrar onde morar, solucionar tensões e pequenos desacordos, organizar a vida financeira que será conjunta, planejar novas aquisições e planos a dois para toda uma vida juntos, entre outras coisas. Mas não foi bem assim que aconteceu com essa amiga. Após um mês casados, ele, o marido, achou que aquilo, o casamento, não era para ele e partiu.

Partiu o coração dessa mulher em infinitos pedaços cor-de-rosa. Com sua alma verdadeiramente estilhaçada, seu coração sem forças para reagir, tudo o que ela tem feito é regado por lágrimas, e ela mal pode enxergar seu futuro enquanto se esforça por estancar o choro. A vida planejada e almejada naufragou.

O que fazemos com a dor?

É bem difícil caminhar junto com uma pessoa que está em meio à dor e ao sofrimento, o sentimento de impotência é real e gigantesco. Mas foi assim, em meio aos soluços, sem palavras para explicar ou para consolar aquela dor intensa, que segurei nas mãos desta amiga, olhei em seus olhos vermelhos e orei a Deus. Supliquei ao Senhor que nos dirigisse e que sua graça nos ensinasse aquilo de que precisávamos para sermos resgatadas do fundo escuro do poço da dor.

Eu não sei qual é a sua dor hoje. Pode ser que seus olhos estejam lendo estas linhas através das lágrimas que insistem em brotar de seu coração, mas se você ainda está aí insistindo em ler este texto, talvez isto seja para você.

Olhando firmemente para o autor e consumador de nossa fé, Jesus[1]

Quando o nosso Senhor nos revelou suas promessas, ele fez delas o farol iluminado que nos resgata nos naufrágios. Ler e orar as promessas de Deus nas escrituras nos asseguram que podemos naufragar nas grandes tempestades sem nos afogarmos na dor.

Muitas vezes, seremos levadas para locais turbulentos, onde não poderemos confiar em nossas próprias forças nem em nenhuma outra força humana, então restará apenas a força sobrenatural do Espírito Santo que nos sustentará. O Deus que sustenta o mundo com o poder de sua palavra[2] não será capaz de sustentar nossa alma em meio ao inferno da dor?

Nestes dias de escuridão e dor intensa, Deus está nos preparando, está nos moldando à imagem de Jesus Cristo, que sofreu por nós na cruz, derramou todo o seu sangue para que tivéssemos vida. Vida, ovelha, vida em abundância. Eu sei que quando a alma dói, a mente não consegue pensar com clareza e nosso corpo fica indolente, tudo adoece em nós. Quem nos consolará? Quem nos entenderá? Quem?

É necessário lembrar-se de que, em tempos de crise, Deus está conosco e a nossa dor não paralisa a vida do espírito em nós. Enquanto andamos no caminho, enquanto estamos vivendo o cotidiano da vida, Deus está operando transformações em nossa alma eterna, ele não para de trabalhar em nós. Transformações estão acontecendo em você por meio de seu sofrimento. Jesus conhece como sofremos porque ele mesmo sofreu nossas dores[3], ele também foi rejeitado, humilhado, envergonhado, passou pela dor e solidão, por isso veio como homem, para provar e conhecer nossas dores e tentações[4]. Jesus foi o primogênito entre os irmãos a entrar no céu e preparar lugar para nós.

Qual a dimensão da sua dor?

Eu não conheço o comprimento, a largura, a altura e a profundidade da sua dor, mas o Senhor conhece, ele tem um tempo determinado[5] para sua dor cessar, e há tempo para ser humilhado e para ser exaltado[6]. Em tudo isso Deus está cuidando de você.

O sofrimento vai fazer de você alguém que provou o poder de Deus, e essa experiência é única e pessoal, somente entre você e o seu Senhor. Provada e renovada, você será uma mulher capacitada a amar e a consolar com a autoridade de quem foi depurada pelo fogo.

Avante, ovelha!

Talvez o tempo de hoje seja o seu momento de entregar-se aos cuidados de Deus e esperar.

A dor vai acabar, ovelha, você apenas está sendo purificada pelas mãos do Ourives.

Salmo 30

Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim. SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura. Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos, e dai graças ao seu santo nome. Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: jamais serei abalado. Tu, SENHOR, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo conturbado. Por ti, SENHOR, clamei, ao Senhor implorei. Que proveito obterás no meu sangue, quando baixo à cova? Louvar-te-á, porventura, o pó? Declarará ele a tua verdade? Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio. Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre.

Leituras que podem ajudar:

Deus é Soberano, de A. W. Pink, Editora Fiel

Se você não sabe quem Deus é não pode saber o que ele é capaz de fazer em sua vida, leia esse livro. Saber que Deus é soberano e, o tempo todo, governa todas as coisas vai fazer você descansar nos cuidados dele.

Bom Demais para Ser Verdade – Encontrando Esperança num Mundo de Ilusões, de Michael Horton, Editora Fiel

O autor nos mostra que temos que viver pela fé, crendo que as promessas de Deus para nós não falham e cooperam para nos transformar em verdadeiros cristãos.

Um Coração Inabalável – Experimentando o consolo de Deus nas tempestades da vida, de Elyse Fitzpatrick, Editora Fiel

Caminhando com Deus em Meio à Dor e ao Sofrimento, Timothy Keller, Vida Nova

Este livro responde a quatro perguntas sobre sofrimento. Keller tem um olhar distinto que surpreende e encanta o leitor.

[1] Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia. Hebreus 12.2

[2] Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder. Hebreus 1.3

[3] Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Isaías 53.3-4

[4] Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados. Hebreus 2.17-18

[5] Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. Eclesiastes 3.1-8

[6] Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.6-7

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: VoltemosAoeEangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisor: Renata Cavalcanti. Original: Mulher, por que choras?