A Consumação de Todas as Coisas – Devocionais sobre a Glória de Deus (5/5)

No devocional de hoje, John Piper medita sobre a consumação de todas as coisas, quando Deus julgará tudo o que menospreza a Sua glória e glorificará os seus filhos e lhes dará um novo céu e uma nova terra.

Meditando sobre o assunto

Para tornar esta série de devocionais mais participativa, meditaremos sobre alguns pontos em cada devocional.

Persevere!

O autor de Hebreus (12:1-3) diz que Jesus olhou para a alegria que lhe estava proposta e suportou a cruz e, enfim, assentou-se à destra do trono de Deus. Ele nos convida a considerarmos a perseverança de Cristo para não desanimarmos da corrida. Olhe firmemente para o Autor e Consumador da fé, olhe para o Cristo glorificado, olhe para a glória de estar com Ele por toda eternidade e corra a carreira que nos está proposta!

Eu espero que este devocional de cinco dias sobre a glória de Deus tenha edificado a sua vida. Deixe seu testemunho abaixo e encoraje seus irmãos. Que a cada dia possamos viver para a glória de Deus.

Transcrição

Seja bem vindo ao último dia deste devocional de cinco dias sobre a glória de Deus. Vamos, então, resumir sobre o que falamos e, após, finalizar com algo realmente grandioso. Nós fomos criados para a glória de Deus e devemos viver para Sua glória, ou seja, fazer com que percebam como Ele realmente é glorioso. Segundo dia, todos nós falhamos em fazer isso. Nós amamos mais a glória das outras coisas, especialmente a nossa própria, mais do que amamos a glória de Deus. Isso é chamado de pecado. Estamos em apuros. Terceiro dia, Deus não nos abandonou em nossos problemas. Ele enviou o Seu Filho ao mundo e o objetivo disso era vindicar a Sua glória ao salvar pessoas que pisotearam a sua glória. É sobre isso que foi a cruz. Quarto dia, conectamo-nos a isso somente pela fé em Jesus Cristo. E fé, segundo Romanos 4:20, é o que glorifica a Deus, pois mostra que Ele é confiável. O que nos traz ao quinto dia e a consumação de todas as coisas.

Deus terá êxito no propósito para o qual Ele criou o mundo. Habacuque 2:14: “a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar”. Toda injustiça, tudo o que menospreza a Deus, que ignora a Deus, que desdenha a glória de Deus será lançado para fora, na escuridão eterna, e somente restarão aqueles que magnificam a glória de Deus.

Mas, há mais. Romanos 8 fala sobre a criação em si. Romanos 8:18 diz: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para [agora vem: receber ou herdar] a liberdade da glória dos filhos de Deus.” Toda a criação, todo o Universo, todos os planetas, todas as estrelas receberão a liberdade da glória dos filhos – somos nós.  A criação é secundária. Os seres humanos criados à imagem de Deus são primários. Nós seremos glorificados e conformados perfeitamente a Jesus e, então, a criação, em um clímax, será adequada para ser um lugar para nós – um novo céu e uma nova terra glorificados para os filhos, que, agora, são gloriosos.

De acordo com Jesus, em Mateus 13:43, você resplandecerá como o sol no reino de seu Pai. C. S. Lewis disse que se não estivéssemos santificados, seríamos tentados a nos prostrar e adorar uns aos outros no céu. Mas, conheceremos o nosso Deus melhor naqueles dias.

Então, aqui estão minhas palavras de encerramento. Se você está tentando viver para a glória de Deus e poucas pessoas estão empolgadas com aquilo para o qual você vive, você tem uma esperança de que um dia essa sua vida será vindicada e você será tragado em um novo céu e uma nova terra que lhe proporcionarão alegria e vindicação eternas. Então, não desanime de confiar em Jesus e de a cada dia ser conformado com a gloriosa vida de amor dele.

Por John Piper © 2012 Desiring God Foundation. Usado com permissão. Website em português: www.satisfacaoemdeus.org. Original: The Consummation of All Things.

Tradução: Vinícius Musselman Pimentel – Editora Fiel © Todos os direitos reservados.