Steven Lawson – Depravação radical #Fiel2012

Steven Lawson nos convida a considerarmos seriamente a doutrina da depravação total, a fim de que tenhamos um maior amor pelo Salvador e uma maior apreciação de nossa tão grande salvação. Através das palavras de Jesus no Evangelho de João, Lawson mostra que o homem pecador está sob uma terrível condição espiritual de ignorância, ódio, rebelião e surdez.

Índice das Pregações Ouça e baixe o áudio da mensagem  Adquira o DVD

Resumo

As doutrinas da graça são verdades fundamentais que exaltam a graça de Deus em nossas vidas. Cada doutrina diz com sua própria voz: Deus salva pecadores. A forma? O Pai, o Filho e o Espírito trabalham para salvar pecadores. Os cinco pontos das doutrinas da graça são:

  • Depravação radical
  • Eleição soberana
  • Expiação definitiva
  • Chamado eficaz
  • Graça Perseverante

A importância de sabermos o estado espiritual do homem é que se pensarmos que o homem está somente doente espiritualmente, então a graça salvadora de Deus não será apropriadamente exaltada; mas, se crermos que o homem está radicalmente morto em pecado e que não há nada que ele possa fazer para contribuir para a sua salvação, então contemplaremos a grandeza da salvação de Deus.

O testemunho da Escritura é que todo ser humano que nasce neste mundo, nasce perdido no pecado, com uma natureza pecaminosa e uma inclinação maligna para o pecado. É por isso que Deus tem que ser aquele que busca e salva o pecador. “Não há ninguém que busque a Deus” é a declaração de Paulo. Nenhum pecador busca a Deus. Deus é quem busca o pecador.

Vejamos quatro características do homem pecador: Ignorância, Ódio, Rebelião e Surdez Espirituais

Ignorância Espiritual

A primeira característica da depravação radical do homem é que ele se encontra em um estado de ignorância espiritual.

A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra [entenderam, o original permite este sentido também] ela. […] O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. (Jo 1:5,10)

O Senhor Jesus é a luz que vem ao mundo, mas o mundo não o compreendeu. O criador do mundo veio ao mundo, mas o mundo não o conheceu. Ele disse claramente que era o caminho, a verdade e a vida, a ressurreição e a vida, mas o mundo não o entendeu, pois está debaixo da praga chamada pecado. Quão cego eles podem ser ao ponto de não verem a luz do mundo?

os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:13)

Não é por esforço humano, nem por características étnicas que alguém nasce de novo. Se alguém é salvo o é somente pela vontade de Deus que ativa a vontade de um homem morto em pecado.

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo 3:3)

Um pecador precisa primeiro nascer de novo para poder ver, compreender, discernir o reino de Deus. Ele não pode fazer isso no estado que está. Apesar de o homem ter a permissão para ver o reino ou vir a Cristo, ele é incapaz de fazer tais coisas.

Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.  (2Co 4:3.4)

O homem natural não pode entender as coisas de Deus, pois o evangelho está encoberto para eles, pois o diabo o cegou.

Ódio espiritual

Contudo, o homem não é somente ignorante. Não é só uma questão do intelecto, mas também uma questão do coração, pois o homem odeia a luz.

O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. (Jo 3:19-20)

Todo aquele que pratica o mal (e a bíblia diz que são todos os homens naturais) odeia a luz e ama as trevas. Sendo assim, o coração do problema humano é o problema do coração humano. O problema está no coração!

Rebelião espiritual

Outra característica da depravação radical do homem é sua rebelião espiritual contra Deus.

Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. (Jo 3:36)

O Evangelho não é uma sugestão ou opção. O Evangelho é um mandamento. Vem como um imperativo divino. Jesus pregou: “Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”. Você obedece ou desobedece. Portanto, toda forma de incredulidade é uma rebeldia espiritual contra Deus e seu Cristo.

Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. (Jo 5:25)

Este versículo não se refere somente a ressurreição final, pois o tempo também “já chegou”. Este texto fala sobre o novo nascimento espiritual daqueles que ouvem a voz do Filho de Deus. Logo, Jesus enfatiza que quem ouve a voz do Filho é os mortos.

Um médico sempre tem que chegar ao diagnóstico correto se deseja dar um tratamento correto. No mundo, há três diagnósticos para aqueles que estão fora de Cristo:

  1. A humanidade está bem e não há nada errado com ela. Ela apenas sobre de más influências.
  2. A humanidade está doente no seu pecado. Por estar doente, ainda conserva alguma capacidade em si mesmo para responder ao medicamento.
  3. A humanidade está morta espiritualmente em pecados; e, sem qualquer vida espiritual, nem sequer uma centelha, não há forma nenhuma para reagir por si só ao Evangelho. Este é o diagnóstico de Jesus e dos apóstolos da condição humana.

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6:44)

Esta é a contundente verdade de que a menos que o Pai arraste (o “trouxer” tem este sentido no original) alguém até Cristo, ninguém virá. O ser humano não pode se achegar a Cristo sem a intervenção divina.

Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. (Jo 8:34)

Todo pecador, que vive deliberadamente sob o pecado, está debaixo do terrível senhorio do pecado para fazer o que seu senhor comanda.

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. (Jo 8:44)

Jesus olhou nos olhos das pessoas religiosas daquela época e disse: seu pai é o diabo. Há somente duas famílias sobre a terra, os filhos de Deus e os filhos do diabo. A menos que Deus faça alguém nascer de novo e, assim, fazer parte da família divina, todo ser humano é filho do diabo, praticando as obras de seu pai e andando segundo o príncipe da potestade do ar (Ef 2:2)

Surdez espiritual

Outra característica é que o incrédulo pode até ouvir a voz do pregador, mas não poderá ouvir a voz de Deus, a menos que Deus leve a verdade pregada do ouvido até o coração.

Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. (Jo 8:43)

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. (Jo 8:47)

Aqueles que não são de deus não dão ouvidos a Cristo e são incapazes de ouvir as palavras dele.

Este é o testemunho da depravação radical do homem. Isso não significa que todo homem é tão mal quanto ele pode ser, mas sim que a totalidade do ser humano está contaminada pelo pecado – a mente, o coração e a vontade estão escravizados pelo pecado, para fazer a vontade de Satanás.

Esta verdade da depravação total, da total incapacidade de aceitar a Cristo, não é algo difícil de entender, é algo difícil d engolir! Isso porque fere nosso precioso orgulho do livre-arbítrio e nos deixa na condição de pecadores perdidos totalmente dependentes de Deus.

Contudo, a importância de nos atentarmos a essa doutrina é que se não entendermos as más notícias, não iremos nos regozijar nas boas notícias. A glória da graça de Deus brilha mais forte sob o pano escuro da nossa depravação. Se entendermos quão grande era nossa miséria espiritual, poderemos perceber quão grande salvação recebemos em Cristo Jesus.