Pregação Cristocêntrica

Nesta 31ª conferência, estamos estudando nas Escrituras o tema “Vivifica-nos! e invocaremos o teu nome”.

Todo verdadeiro movimento de Deus tem Cristo em um lugar de proeminência, pregando-o como o Cristo rejeitado, mas exaltado e convidando o pecador a se arrepender e ter seus pecados cancelados.

Aprenda mais com Steven Lawson:

Resumo

Atos 3.11-26

Em tempos de avivamento, o povo de Deus é ainda mais cristocêntrico, afinal o começo e o fim da vida cristã é Jesus Cristo. Nos dias de avivamento, Cristo recebe a devido proeminência. Infelizmente, alguns pressupõe que em tempos de avivamento, a ênfase está no Espírito Santo, mas isso não é verdade. O Pai aponta para Cristo e diz “esse é o meu Filho amado” e o Espírito aponta a igreja para Cristo. Todo verdadeiro movimento de Deus tem Cristo em um lugar de proeminência. Podemos ver isso neste texto de Atos, uma pregação que coloca os holofotes em Cristo. Pregador, quero encorajá-lo a ser um pregador de Cristo, como Paulo decidiu nada pregar senão Jesus Cristo e este crucificado.

Aprendamos com este sermão de Pedro a pregarmos de forma cristocêntrica:

A exaltação de Cristo

Pedro começa seu sermão exaltando o Cristo ressurreto em glória com toda autoridade no céu e na terra (v. 13 – Deus glorificou a seu Servo Jesus). Precisamos pregar Cristo como o grande e soberano Senhor. Precisamos falar sobre um Cristo glorioso. Não pregamos um Jesus pequeno ou um Cristo ainda morto na cruz ou um Messias ainda bebê. Nós pregamos sobre o Cristo ao qual todo joelho se dobrará. Esta nação precisa se ajoelhar diante da pregação poderosa do Cristo exaltado!

A rejeição de Cristo

Esse mesmo Cristo exaltado por Deus, foi rejeitado pelos homens. A depravação humana é revelada em seu ápice quando o povo negou o Santo e Justo e pediu que o considerasse um homicida. Eles mataram o Autor da vida! Pedro acusou seus ouvintes de assassinato em primeiro grau Filho de Deus. Sua mensagem não era “Deus o ama e tem um plano maravilhoso para sua vida”.

Porém, Deus tem a última palavra e ressuscitou Jesus dos mortos. Cristo pode ser rejeitado por todo ateu, toda seita, todo liberal e todo membro de igreja incrédulo, mas um dia todos eles estarão diante do julgamento do Cordeiro.

Domínio de Cristo

O Jesus da Bíblia é o Deus que tem sua mão sobre a história e não o deus dos deístas que criou o mundo e se ausentou. O Cristo bíblico interfere na história e cura o coxo (v. 16). É pela fé em o nome de Jesus que deu saúde perfeita àquele homem. Foi o Cristo que foi crucificado, mas ressuscitou que realizou aquele milagre. Nada é impossível para ele!

Convite a Cristo

Apesar da rejeição daquelas pessoas, Pedro lhes dá uma nova oportunidade de arrepender-se e ter os pecados cancelados (v. 19). A pregação do arrependimento é crucial para a pregação do evangelho, pois os pecados não são cancelados se não houver arrependimento. Verdadeiro perdão só acontece quando há verdadeiro arrependimento. Além disso, existe um senso de urgência para pregarmos, pois não sabemos quando Cristo irá voltar novamente (v. 20). O Cristo que estava diante de Pilatos voltará e Pilatos estará diante dele. O Cristo que entrou em Jerusalém em um jumentinho humilde, cavalgará em glória do céu. Sendo assim, hoje é o dia da salvação, pois não sabemos o que o dia de amanhã trará.

Proclamação de Cristo

Pedro traz todo o sermão para este ponto: eles não devem rejeitar o profeta que é maior que todos os outros profetas, pois quem não o ouvir será eliminado do meio do povo (v. 22-26). Quando foi a última vez que você ouviu um pregador dizendo “você irá perecer no inferno se não ouvir este evangelho”? Eles precisavam se apartar de suas perversidades a fim de que as bênçãos do Servos de Deus viesse sobre nós. Através de Cristo podemos ser redimidos do mercado negro do pecado.

Assista às outras reprises

Tenha acesso a todas as outras mensagens da Conferência Fiel Pastores e Líderes 2015.

Clique aqui e assista às outras mensagens

12118833_10153786044984406_4614902219285761952_nLeve as mensagens da Conferência Fiel 2015 em DVD!

Coleção completa Conferência Fiel 2015 – BOX C/ 10 DVDs.

» IMPORTANTE: ENTREGAS A PARTIR DO DIA 15/10/2015.

Clique aqui para conhecer o DVD

Por: Steven Lawson. © 2015 Ministério Fiel. Original: Pregação Cristocêntrica.