O que é a graça?

Há várias décadas, no Centro de Estudos Vale Ligonier, enviamos um cartão de Ação de Graças com essa declaração simples: “A essência da teologia é a graça; a essência da ética cristã é a gratidão “. Em todos os debates sobre o nosso papel versus o papel de Deus na santificação — nosso crescimento em santidade — permaneceríamos no caminho certo se nos lembrássemos dessa dinâmica graça-gratidão. Quanto mais compreendermos quão amável Deus tem sido para conosco e quanto mais formos conquistados pela sua misericórdia, mais nos inclinaremos a amá-lo e a servi-lo.

Porém, não podemos entender corretamente a dinâmica graça-gratidão se não estiver claro o que significa graça. O que é graça? Os catecismos que muitos de nós aprendemos quando crianças nos dão a resposta: “Graça é o favor imerecido de Deus”. A primeira coisa que entendemos sobre a graça é o que ela não é — não é algo que nós merecemos. De fato, se isso for tudo o que já entendemos sobre a graça, estou certo de que Deus se alegrará de que sabemos que a sua graça é imerecida. Então, aqui está nossa definição explicativa de graça: é imerecida.

A epístola de Paulo aos Romanos lança luz sobre o que queremos dizer quando afirmamos que a graça é imerecida. Em 1.18 – 3.20, o apóstolo explica que no último dia, pela primeira vez em nossas vidas, seremos julgados em completa perfeição, em total equidade e em absoluta justiça. Assim, toda boca será calada quando estivermos diante do tribunal de Deus. Isso deve provocar temor nos corações das pessoas caídas, pois a condenação é a única sentença possível para os homens e mulheres pecadores: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (3.23).

Mas aqueles que confiam em Cristo Jesus têm esperança, pois se estamos nele por meio fé, fomos “justificados gratuitamente pela sua graça”. Observe que a justificação não é realizada por obrigação, mas gratuitamente pela graça, por causa da redenção comprada por Jesus somente. Não há espaço para se vangloriar, pois não somos justificados por nossas obras, mas somente pela graça, somente por meio da fé. Paulo continua a citar Abraão como o exemplo eminente de alguém que foi justificado pela fé somente e, portanto, livre da sentença condenatória de Deus. Se o fundamento para a salvação de Abraão, sua justificação, foi algo que Abraão fez — alguma boa ação, algum serviço meritório que ele realizou, alguma obrigação que ele cumpriu — se fosse com base em obras, diz Paulo, ele teria algo sobre o que se vangloriar. Mas Abraão não tinha tal mérito. Tudo o que ele tinha era a fé, e essa própria fé era um dom: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça” (4.3; veja Efésios 2.8-10).

Romanos 4.4-8 é uma passagem chave aqui:

Ora, ao que trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida. Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras: Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.

Isso é graça. Paulo não poderia afirmá-lo de outra forma. Para quem trabalha, isso é dívida; se você merece alguma coisa, significa que alguém está obrigado a pagá-lo. Se eu contrato você como um empregado e prometo pagar-lhe cem reais caso trabalhe por oito horas, eu devo pagá-lo por trabalhar as oito horas. Não lhe faço um favor ou lhe dou graça. Você mereceu o seu salário. Você cumpriu o contrato, e eu estou moralmente obrigado a dar-lhe o seu salário.

Em relação ao Senhor, nós somos devedores que não podem pagar. É por isso que a Bíblia fala sobre a redenção em linguagem econômica — fomos comprados por preço (1 Coríntios 6.20). Somente alguém — Cristo — pode pagar a nossa dívida. Isso é graça. Não são as nossas boas obras que garantem o nosso resgate, mas apenas as obras de Cristo. É o mérito dele, não o nosso. Não merecemos nada. Ele nos concede o seu mérito pela graça, e nós o recebemos somente pela fé. A essência da graça é a sua doação gratuita e voluntária. Se fosse uma obrigação, não seria mais graça.

A graça nunca deve deixar de nos maravilhar. Deus tem um padrão absoluto, puro e santo de justiça. É por isso que nos apegamos com todas as nossas forças ao mérito de Jesus Cristo. Só ele tem o mérito que satisfaz as exigências da justiça de Deus, e ele nos concede esse mérito livremente. Não o merecemos. Não há nada em nós que suscite o favor do Senhor que conduz à nossa justificação. É pura graça.

E quanto mais entendemos o que Deus fez por nós como pecadores, mais dispostos somos a fazer o que ele exige. Os grandes mestres da igreja dizem que o primeiro ponto da santificação genuína é uma consciência crescente da nossa própria pecaminosidade. Com isso vem, ao mesmo tempo, uma consciência crescente da graça de Deus. E com isso, novamente, o amor e a vontade crescentes de obedecê-lo.

Quando verdadeiramente entendemos a graça — quando vemos que Deus só nos deve a ira, mas proveu o mérito de Cristo para cobrir o nosso demérito — então tudo muda. A motivação cristã para a ética não é meramente obedecer a alguma lei abstrata ou a uma lista de regras; antes, nossa resposta é estimulada pela gratidão. Jesus entendia isso quando disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Se eu posso ter a liberdade de parafrasear: “Guardareis os meus mandamentos não porque quereis ser justos, mas porque me amais”. Uma verdadeira compreensão da graça — do favor imerecido de Deus — sempre leva a uma vida de gratidão e obediência.

Por: R.C. Sproul. © Ligonier Ministries.Website: ligonier.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Is Grace?

Original: O que é a graça?. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Camila Rebeca Teixeira. Revisão: André Aloísio Oliveira da Silva.