Sillas Campos – O amor de Deus pela igreja (Reprise: Conferência Fiel Pastores e Líderes 2016)

1 Coríntios 3:1-23 – 1Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. 2Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. 3Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? 4Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens? 5Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. 6Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. 7De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 8Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. 9Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.

10Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. 11Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

16Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

18Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. 19Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito:

Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.

20E outra vez:

O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos.

21Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: 22seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, 23e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus.

Resumo

1) Como Deus vê a igreja

Irmão e irmã, não desista de sua igreja. Apesar de seus defeitos, ela é muito amada por Deus. Este texto de 1 Coríntios 3 mostra que Deus considera sua igreja sua lavoura, edifício e santuário.

Lemos que é Deus que dá o crescimento. Nem o que planta e o que prega é coisa algum. Assim, dentro da igreja de Deus, não há lugar para personalidades indispensáveis e pastores que, sutilmente, ficam se gabando. Precisamos nos lembrar que nós não somos Deus. Deus é o Deus da igreja e nós somos apenas cooperadores. Nós não somos indispensáveis. Deus enterra seus servos, mas continua seus propósitos.

Nós não fomos chamados por Deus para vivermos isolados, mas em comunhão com muitos outros chamados. Quando nos reunimos para adorar a Deus como igreja, tornamo-nos o santuário de Deus e, assim, a presença de Deus está em seu santuário. Nós todos e juntos somos a residência do Deus eterno.

2) Como Deus honra a sua igreja

Deus não precisa de nós, mas mesmo assim ele nos honra nos chamando para sermos seus cooperadores (v. 9), trabalhando ao seu lado.

3) Como Deus edifica e fortalece a sua igreja

Deus edifica seu povo através do seu povo. Ele não envia um serafim ou querubim. Ele usa Paulo para plantar, Apolo para regar; ele usa seres humanos. Quando você está perdido, Deus usa seu povo para orientá-lo. Quando você cai, Deus usa seu povo para socorrê-lo.

Assim, é um absurdo nos afastarmos da igreja (dando um tempo) quando estamos caindo em pecado. Se alguém se machuca gravemente, não dá um tempo do hospital. Da mesma forma, não devemos nos afastar da igreja no momento da necessidade, mas sermos genuínos e mostrarmos as nossas fraquezas. Para entrarmos na igreja, precisamos admitir que somos pecadores e tirarmos a máscara, então porque por de volta quando vacilamos. A igreja está repleta de pecadores imperfeitos em contínuo arrependimento.

4) Como Deus avalia e julga sua igreja

Deus recompensa os fiéis (v. 14): O servo fiel edifica sobre o fundamento que é Jesus. Ele não lança outro fundamento. O servo fiel também precisa edificar com ouro, prata e pedras preciosas.

Deus disciplina os infiéis (v. 13, 15): Se você substituir Cristo por outra coisa e edificar a igreja com madeira, feno e palha, você sofrerá dano!

Deus salva a todos (v. 15): Mesmo se errarmos, Deus é misericordioso e nos salva por sua graça. Deus salva todos os seus filhos e não desiste de nenhum. Ele disciplina até quebrantar, para então sarar e abraçar.

5) Como Deus protege a sua igreja

A igreja é o corpo de Cristo e nosso cabeça, o Leão da Tribo de Judá, sabe como proteger a sua verdadeira igreja. Se a ursa protege quem se aproxima de seus filhotes, quanto mais Deus protegerá seu santuário, que somos nós. Deus destruirá todos que tocarem em sua igreja.

6) Como Deus abençoe sua igreja

A igreja de Corinto queriam pertencer a líderes (Paulo, Pedro, Apolo) e Paulo os exorta, mostrando que a igreja pertencem a Cristo, então por que pertencer a alguém menor? E além disso, aqueles líderes pertenciam a Cristo, então não era a igreja que deveria pertencer a um líder, mas o líder que deve pertencer à igreja.

Cristo ama a sua esposa com um amor imensurável e não desiste dele. Não desista você também da igreja de Jesus.

reprise-ve-conf-2016Assista às outras mensagens!

Assista às outras mensagens da Conferência Fiel Pastores e Líderes 2016!

Clique aqui e acesse a página de reprise da conferência.